quinta-feira, 19 de maio de 2016

O MUNDO NATURAL DA ÁGUA NO AMAZONAS

MUITOS SÃO OS RIOS DA AMAZÔNIA E TODOS ELES COM SUAS CARACTRÍSTICAS.  HOJE QUERO FALAR DO RIO JURUÁ. O MAIS  SINUOSO ,ESPECÍFICO, DO MUNDO. CHEIOS DE CURVAS PRA CONTROLAR A VELOCIDADE DE SUAS ÁGUAS. COMO DIZ O "CABÔCO", SE NÃO TIVESSE CURVAS NÃO HAVERIA NAVEGAÇÃO DE SUBIDA.
Nasce no Peru e deságua no rio Solimões, em um percurso de aproximadamente 3.000 km. É de grande importância para a região, servindo como hidrovia para diversas comunidades, já que rodovias são inexistentes na maior parte de seu curso. Em suas margens ficam municípios importantes como Eirunepé no Amazonas e Cruzeiro do Sul (Acre).
Ao cruzar a fronteira com o Brasil, a primeira comunidade é Foz do Breu. Ainda no Acre, ficam às suas margens as cidades: Marechal ThaumaturgoPorto Walter e Rodrigues Alves. No estado do Amazonas margeiam o Juruá as cidades de EirunepéItamaratiCarauari,Juruá , Ipixuna eGuajará.
Nos últimos anos o governo federal criou na calha do rio Juruá duas Unidades de Conservaçãode uso direto, nomeadamente a Reserva Extrativista do Médio Juruá e a Reserva Extrativista do Baixo Juruá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário