sexta-feira, 16 de junho de 2017

EU VIVI TUDO ISSO

ESCREVI UM TRABALHO CIENTÍFICO SOBRE O BALNEÁRIO DO PARQUE 10 DE NOVEMBRO. NÃO PUDE ESCREVER NA PRIMEIRA PESSOA, MAS, AGORA POSSO ESTE BLOG É MEU E ASSIM SENDO.....

O BALNEÁRIO DO PARQUE 10 DE NOVEMBRO FEZ PARTE DA MINHA VIDA E DOS MEUS AMIGOS DE INFÂNCIA. QUASE TODOS DOS DIAS FUGÍAMOS DA ESCOLA PRA TOMAR BANHO NAS ÁGUAS GELADAS DAQUELA  PISCINA CONSTRUÍDA NO LEITO DO IGARAPÉ DO MINDÚ. VALIA A PENA CORRER DO GRUPO ESCOLAR GETÚLIO VARGAS, SITUADO NA RUA BELÉM,( HOJE MARCIANO ARMOUR), CERCA DE 05 KM .
O BALNEÁRIO FOI FUNDADO EM 1943, DIA 10 DE NOVEMBRO UM HOMENAGEM AO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DO ESTADO NOVO POR GETÚLIO VARGAS. A IDEIA FOI DE ANTONIO MAIA, PREFEITO DE MANAUS, QUE  ERA IRMÃO DO ENTÃO GOVERNADOR  ALVARO MAIA. FOI  MAIOR OBRA  DE ENGENHARIA DA ÉPOCA.OLHA SÓ COMO ERA O BALNEÁRIO?
Balneário do Parque 10 de Novembro (19600. fonte: IBGE
EM 1974 ELE FOI INTERDITADO EM FUNÇÃO DOS EFEITOS ANTRÓPICOS PROVOCADOS PELOS MORADORES DO CONJUNTO CASTELO BRANCO QUE LIGOU TODOS SEUS ESGOTOS NO LEITO DO IGARAPÉ DO MINDÚ NA REGIÃO ACIMA  DA ÁREA DO COMPLEXO DE LAZER. NINGUÉM FEZ NADA PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DO USO DO BALNEÁRIO NATURAL.  A PISCINA FOI ABANDONADA, QUANDO UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DEVOLVERIA A BALNEABILIDADE PARA O PÚBLICO. HOJE, A PISCINA FOI ALTERADA FÍSICAMENTE ESTÁ ASSIM:
Canal da piscina do Balneário do Parque 10 de Novembro. Fonte (Almeida.F.R.) 2017

A ADMINSTRAÇÃO É DA PREFEITURA DE MANAUS, E APESAR DO LUGAR PERMANECER COM A ÁREA INTACTA, CONTINUA EM PLENO ABANDONO DEIXANDO A POPULAÇÃO  SEM A POSSIBILIDADE DE USUFRUIR DE UM LUGAR DE LAZER PARA SUAS FAMÍLIAS. QUE PENA ESTA FALTA DE RESPONSABILIDADE COM O PATRIMÔNIO PÚBLICO. AQUELES BANHOS QUE EU TOMAVA NAS ÁGUAS NATURAIS DO IGARAPÉ DO MINDÚ FICARAM NO PASSADO E NOS MEUS PENSAMENTOS.
HOJE , TENHO TODOS OS RESULTADOS DE MENSURAÇÃO HIDRICA  E AMBIENTAL DO BALNEÁRIO DO PARQUE 10 DE NOVEMBRO E ESPERO CONTRIBUIR PARA A POSSIBILIDADE DE DEVOLVER A BALNEABILIDADE AO POVO MANAUARA.
Pesquisador no Balneário do Parque 10. Fonte: Almeida.F.R.( 2017).



Nenhum comentário:

Postar um comentário